Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O engenheiro civil pernambucano Saulo Jucá, de 51 anos, diz ter sido vítima de um ataque xenofóbico na cidade de Braga, em Portugal, onde mora. Em entrevista ao g1, o brasileiro contou que estava numa cafeteria quando um homem o agrediu com socos e chutes. Mas você sabe o que é xenofobia?
O g1 conversou com especialistas sobre o assunto para entender esse fenômeno social, que tem raízes históricas e implicações jurídicas.
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra “xenofobia” tem origem grega e foi formada a partir da junção entre o prefixo “xeno” (que significa “estrangeiro” ou “estranho”) e o sufixo “fobia” (que quer dizer “medo” ou aversão”).
Tem, assim, duas possíveis definições: “aversão ou rejeição a pessoas ou coisas estrangeiras” e “temor ou antipatia pelo que é incomum ou estranho ao seu ambiente”.
“Xenofobia é uma forma de discriminação, desumanização e não aceitação do outro. É uma forma de interdição da humanidade plena do outro, geralmente associado ao imigrante, esse ‘outro’ que vem de fora, esse ‘outro’ ‘estranho'”, define a pesquisadora Liana Lewis, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em antropologia pela Universidade Nottingham Trent, no Reino Unido.